Quando dona Zaulina Maria dos Santos viu a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Keralux, na zona leste, mal acreditou que o sonho de mais de 20 anos finalmente foi realizado. Moradora do bairro desde 1998, ela contou que lutava por um serviço de saúde mais próximo desde os tempos de Mário Covas Júnior, que foi prefeito (1983-1986) e também governador de São Paulo, seu último cargo de 1995 a 2001.

A moradora também levou o pedido por mais saúde no bairro ao prefeito Bruno Covas, no cargo de 2018 a 2021. E conta que ele “prometeu aos moradores que levaria uma nova unidade de atendimento para a região”.

Promessa cumprida

Em 1º/02/2024, foi inaugurada a UBS Jardim Keralux, numa área quatro vezes maior do que a unidade antiga. O espaço para atendimento saltou de 300 metros quadrados para 1.100 metros quadrados.

O prédio de dois andares abriga consultórios médicos e odontológicos, salas de enfermagem, acolhimento, emergência, medicação, inalação, vacinas, curativos, farmácia, coleta de exames laboratoriais.

A acessibilidade foi privilegiada na unidade, com banheiros adaptados e elevador, numa arquitetura sustentável, com coleta e reuso de água de chuva e painéis de captação de energia solar.

A UBS Jardim Keralux oferece atendimento de diversas especialidades e tem capacidade para cerca de 1.250 consultas com médico da família, mais de 500 consultas mensais com equipe de enfermagem, 260 atendimentos com equipe multiprofissional, e mais de 400 atendimentos e 700 procedimentos de odontologia.

As novas instalações da UBS Jardim Keralux foram financiadas pelo programa Avança Saúde SP, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Vitória e mudança para o bairro

Os novos serviços oferecidos na UBS vão trazer muitas mudanças aos moradores, destaca Maria Angélica de Souza Assunção, moradora do bairro há mais de 24 anos. “Muda muita coisa para mim, para minha família e para todos os moradores. É uma vitória, porque muitos lutaram por essa UBS”, destaca.

Ela conta que utiliza os serviços médicos presencialmente, e passou a contar com mais uma opção: o atendimento virtual. Uma novidade que até então, não conhecia.

E também poderá receber atenção da equipe de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), que foi ampliada, e poderá realizar cerca de 600 visitas domiciliares a cada mês.

O que também ajudará a Maria Elita Lima Rocha, que ficou surpresa com a nova sede da UBS. Ela acredita que o atendimento será ainda melhor, com salas mais modernas e com mais recursos. “Eu vi a sala de dentista e achei espetacular. A UBS está maravilhosa”.