A UPA Vila Maria, na zona norte, também integrou o cronograma de reformas de 88 unidades de saúde do programa Avança Saúde SP. As obras fizeram a adequação do prédio onde funcionava o Pronto-Socorro municipal, transformado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Maria Baixa.
Com as melhorias, a unidade ganhou área maior: passou de 854 metros quadrados para 2.500 metros quadrados, oferecendo mais qualidade no atendimento de 900 pessoas/dia, em média.
A UPA tem recepção, salas de triagem, consultórios pediátricos e adultos, salas de isolamento, leitos de observação e de isolamento pediátricos e adultos, e leitos de emergência.
Terá atendimento de clínica médica, cirurgia e pediatria no pronto-socorro, e com as intervenções, serão incorporados serviços de ortopedia, raio-X, coleta de exames laboratoriais e atendimento odontológico.
A UPA Vila Maria Baixa, localizada na praça Engenheiro Hugo Brandi, 15, no Parque Novo Mundo, também abrigará uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).