Quem mora na Vila Cosmopolita pode comemorar. O bairro da região de Guaianazes, na zona leste, ganhou uma nova unidade de saúde em 22/05/2024, equipada, com atendimento médico e odontológico, e ainda um consultório digital para teleatendimento.

Ganha quem vive na região e quem se dedica ao trabalho na área da saúde. Como Marleide Lopes de Novais, gerente da unidade inaugurada. Ela ostenta com orgulho a placa que marca o início das atividades.

“Eu espero que a população tenha mais conforto no atendimento, e que os profissionais também tenham esse conforto para realizar o atendimento com mais qualidade e acessibilidade”.

Promessa cumprida

A UBS Vila Cosmopolita, com área construída de 1.521,80 m2, e instalações modernas, tem dois pavimentos (térreo e superior), com salas de emergência, de eletrocardiograma, de coleta, de medicação, de vacina, de sutura, sala Nossos Idosos, de odontologia, raio-X odontológico, escovódromo, consultórios, consultório de telemedicina, farmácia, sanitários PCD, entre outros.

A unidade oferece Agenda Fácil, agendamento de especialidades e exames de média e alta complexidade, coleta de exames laboratoriais, uma sala do Núcleo de Prevenção à Violência (NPV), planejamento familiar, Práticas Integrativas e Complementares (Pics), testes rápidos, Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs) e Programa Acompanhante de Idosos (PAI).

As novas instalações da UBS Vila Cosmopolita foram financiadas pelo programa Avança Saúde SP, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O endereço é : Rua Chuvas de Verão, s/nº, no Jardim da Conquista.

Vitória e mudança para o bairro

“Foi uma luta que deu certo”, comemora Iracema dos Santos Lima, líder comunitária do bairro e conselheira de saúde da UBS Vila Cosmopolita. Foram 7 anos de espera por uma unidade de saúde nova, com mais capacidade para atender melhor a população que tanto precisa de um bom atendimento médico. “O povo necessita da saúde e vamos continuar lutando pelo SUS, que não pode acabar”.

O marido, Severino Inácio de Lima, 70 anos, disse que acompanha a mobilização da comunidade para ter uma nova unidade de saúde há muitos anos e espera que agora a região tenha um atendimento de saúde melhor.