Os moradores da região do Rio Pequeno, na zona oeste, têm um motivo duplo para comemorar uma conquista há muito esperada na área de saúde pública. Foi inaugurada, em 25/04/2024, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Rio Pequeno.

Com ela, veio também uma base do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu).

Os dois serviços preenchem um vazio assistencial na região, e segundo os moradores, a nova UPA, a primeira da região, era uma reivindicação bastante antiga.

Ambiente acolhedor para crianças

A médica pediatra Maria Cristina de Chiara Pismel Calognomos está muito satisfeita com a nova UPA, construída sob um olhar especial para a necessidade de acolhimento diferenciado para as crianças. “Isso é maravilhoso. Muda tudo. As crianças podem ficar numa área especial só para elas. Um atendimento num espaço adequado, com mais conforto e privacidade para as crianças. Isso melhora também o trabalho dos profissionais”, comemora.

A médica conta que trabalhou por 30 anos no serviço público de saúde, se aposentou, mas voltou ao trabalho para assumir o posto na pediatria da UPA Rio Pequeno. A unidade construída ganhou uma área privativa para espera e consultório decorado para as crianças,separada das áreas de espera e consultórios de adultos.

UPA e Base do Samu

A UPA Rio Pequeno foi construída com recursos do financiamento do BID por meio do projeto Avança Saúde SP. 

A equipe de atendimento terá 127 médicos nas especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia, psiquiatria e odontologia.Tem seis consultórios médicos, quatro salas de classificação de risco, consultório de ortopedia, consultório odontológico, salas de medicação (adulto e infantil), salas de inalação (adulto e infantil), serviço social, sala de gesso/sutura, sala de coleta e de enfermagem.

A unidade conta com apoio ao diagnóstico e terapêutico com raio-X, telecardio, raio-X odontológico, ultrassom, laboratório e sala de gesso.

A UPA Rio Pequeno realiza atendimento de urgência e emergência, e está preparada inclusive para socorro em caso de infarto. Tem cinco leitos de urgência, dois para choque (que é para atendimento a infartados), 14 leitos de observação adulto, quatro leitos de observação infantil, além de isolamento adulto e infantil.

A UPA e a base do Samu ficam na rua José Vicente da Cruz, 90 – Vila Antônio.

Presente para a população

Para a socorrista mais antiga do Samu, Maria Jolva de Moraes, que começou a trabalhar no atendimento de urgência no início dos anos 90, é uma vitória pessoal. Ela fala que ingressou no Samu ‘quando ele praticamente não existia’. “É um presente para a população. Esta unidade vai ajudar muito a todos que precisam do Samu, vai ser muito mais rápido o tempo de resposta, que deve ser bastante reduzido, destaca. Além das ambulâncias, o Samu da base Rio Pequeno contará com apoio de duas motolâncias, que podem encurtar ainda mais o tempo de espera para o socorro.