Skip to main content

Maior investimento individual do BID em saúde municipal

O projeto Avança Saúde SP é o maior programa de saúde pública desenvolvido na cidade de São Paulo para melhorar as condições de acesso e aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo SUS.

Inovador em diversos aspectos, trouxe para a saúde paulistana, pela primeira vez, aporte de recursos internacionais, no valor de US$ 100 milhões.

Revolução digital, qualidade e inovação na saúde de São Paulo

Em menos de cinco anos, o programa Avança Saúde SP transformou a saúde. Ampliou a rede de atenção básica, requalificou e construiu novas unidades. E fortaleceu a gestão administrativa dos serviços de saúde com a implantação de sistema informatizado para facilitar e dar mais transparência e eficiência no processo administrativo.

Na área de capacitação, foram 3.650 profissionais capacitados nos temas: Liderança; Teleassistência; Classificação de Risco Manchester e Qualidade em Saúde.

O app e-saúde SP já chega a mais de 3,3 milhões de usuários e passa de 16 milhões de acessos. 

A plataforma de teleassistência em saúde conta com cerca de 19 mil profissionais cadastrados e ultrapassou a marca de 2,5 milhões de atendimentos. 

Serviços que inovam em agilidade e mais conforto ao usuário da rede municipal. Como a funcionalidade Remédio na Hora, que permite saber em qual unidade está disponível o medicamento prescrito; o Consultório Digital, para consultas à distância, ou para informações sobre vacinas.

Maior programa de requalificação da rede de atenção básica na capital

São 88 UBS reformadas para melhorar tanto a estrutura física

a funcionalidade dos espaços nas unidades, e oferecer mais qualidade no atendimento.

Outras cinco UPAs também foram reformadas.

Inovação para um modelo de atendimento ao paciente que requer cuidados integrados, sem necessidade de entrar em um hospital. Foi reformado um prédio para implantar o Centro de Cuidados Continuados Integrados (CCI Leste).

Construídas 8 UPA e 10 UBS.

E ainda a construção e dotação de equipamentos no Hospital da Brasilândia, que beneficia mais de 2 milhões de pessoas que vivem na zona norte de São Paulo, e foi o maior hospital público para o atendimento de Covid-19.

Aportou recursos para aquisição de novos equipamentos ao Hospital Municipal de Parelheiros, agregando mais qualidade ao atendimento em saúde principalmente aos 160 mil moradores do extremo sul da cidade.

O programa, finalizado em junho de 2024, entregou mobiliário e equipamentos a 115 unidades de saúde, incluindo o Hospital de Parelheiros.

Acreditação ONA

No âmbito da qualidade em saúde, o projeto Avança Saúde SP contemplou a certificação em qualidade de UBSs da rede municipal de saúde.

Em 2020, a Secretaria Municipal da Saúde, em especial a equipe da Atenção Básica e a Unidade de Coordenação do Projeto Avança Saúde, optaram pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como a metodologia de certificação de qualidade.

Inicialmente previsto para 340 UBSs e ampliado posteriormente para 465 UBSs da rede municipal.

As UBSs receberam visitas de diagnóstico organizacional para avaliação dos fluxos de trabalho, a organização, padronização de diretrizes, os protocolos e a infraestrutura.

Esta ação traduz o compromisso da gestão na busca da qualidade da assistência em saúde prestada à população.

O Avança Saúde SP viabilizou a contratação de uma Instituição Acreditadora pela ONA (IAC) para efetivar o processo de certificação ONA, inicialmente em 340  Unidades Básicas de Saúde e posteriormente ampliado para 465 UBSs.

O início do processo de acreditação estava previsto para o primeiro ano do projeto, mas em 2020, com o advento da pandemia de Covid-19 e por conseguinte,  com a recomendação do distanciamento social, não foi possível iniciar processo de acreditação no período programado, pois durante a pandemia, as visitas presenciais para acreditação foram suspensas pela ONA, motivo pelo qual o processo de contratação de uma instituição acreditadora credenciada pela ONA (IAC) teve que ser postergado.

O arrefecimento da pandemia em 2022 e a retomada das visitas presenciais pela ONA, permitiram a continuidade das ações referentes ao processo para contratação de uma Instituição Acreditadora Credenciada pela ONA.

Com a finalidade de apoio a este processo foi criado o Núcleo de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente da SMS.

O projeto também incluiu a capacitação em Qualidade em Saúde e ONA para os membros do Núcleo e também representantes das CRS e STS.

Cerca de 1.200 profissionais da rede municipal envolvidos no processo de acreditação foram capacitados na metodologia ONA.

As 465 UBS escolhidas pela Atenção Básica  para processo de certificação da ONA receberam visitas de equipes de avaliadores indicados pela IAC, os quais avaliaram padrões e requisitos relacionados com a qualidade e segurança do paciente,  tanto na área assistencial quanto a aspectos relacionados à infraestrutura do serviço.

A certificação de qualidade do Selo ONA segue três níveis.

  • No nível 1 – a Acreditação reconhece 70% ou mais os padrões de qualidade e segurança definidos pela Organização. São avaliadas todas as áreas de atividades, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.
  • No nível 2 – Acreditação Plena inclui o atendimento a dois critérios. O primeiro consiste em superar em 80% os padrões de qualidade e segurança. No segundo, é necessário cumprir ou superar 70% os padrões ONA de gestão integrada, com processos fluidos e pleno de comunicação entre as atividades.
  • No nível 3 – Acreditação com Excelência exige três critérios, sendo o primeiro, cumprir ou superar 90% dos padrões de qualidade e segurança. O segundo, cumprir ou superar 80% os padrões de gestão integrada; e o terceiro, cumprir ou superar 70% os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

A  metodologia da acreditação  está descrita no Manual Brasileiro de Acreditação: https://www.ona.org.br

Até final de maio  de 2024, 463 UBSs passaram por visita  e 221 unidades já receberam o selo de qualidade concedido pela ONA.

É o maior ciclo de acreditação na Atenção Primária à Saúde já realizado pela ONA.

Reformas
Qualidade
Construção
Modernização da rede

• Plataforma e-saúdeSP
• Sistema de Gerenciamento de Suprimentos
• Sistema de Gerenciamento de Contratos administrativos
• Sistema de Gerenciamento de Rede da Urgência e Emergência
• Sistema Integrado de Controle e Avaliação de Parcerias (Sicap)